Quaresma de São Miguel
É com alegria e amor que convidamos nossa comunidade a juntar-se a nós neste período dedicado a São Miguel.
Entre os dias 15/08 a 29/09, estaremos concentrados em oração intercedendo junto ao Arcanjo Miguel por nossa proteção e libertação.
a oRIGEM DA qUARESMA
Esta é uma antiga devoção oferecida ao grande Arcanjo São Miguel que foi bastante popular, sobretudo entre os séculos 13 a 18. Por tempos esquecida, a devoção está novamente retomando o coração dos rezadores que buscam o amparo, a cura e a proteção da força de São Miguel.

Tudo começa com São Francisco de Assis.
Todos já ouviram falar dele: um dos santos mais conhecidos da Igreja, admirado até por quem não comunga da fé católica.
Ele é conhecido por sua humildade, simplicidade, amor pelos pobres, pela natureza, pelos animais e pela Santa Igreja.
Embora São Francisco vivesse em comunidade com seus irmãos, dedicado a todo tipo de obras para o Reino de Deus, muitas vezes buscou oportunidades para se retirar e estar a sós com seu Amado Jesus, buscando sabedoria e fortalecer seu espírito.

São Francisco, desde a sua conversão, tinha um amor especial pela Santíssima Virgem e por São Miguel.
Isso é notável por ocasião de uma festa medieval chamada Michaelmas, a “Missa de São Miguel”, celebrada no dia 29 de Setembro.
Como São Francisco quis preparar-se para esta festa, partiu com alguns frades para o Monte La Verna (também conhecido como Alverno), um lugar isolado propício para retiros solitários.
Ele iniciou seu costume dos 40 dias quaresmais dedicados ao jejum, oração e penitência, começando na festa da Assunção de Maria (15 de Agosto).

Não sabemos se a devoção de 40 dias de preparo para a festa de São Miguel foi prática comum entre os fiéis da época, mas tornou-se popular à medida que os frades seguiam os passos do padre Francisco que praticava a devoção todos os anos.
E, embora não esteja presente no calendário litúrgico oficial católico, este período de oração também é referido como a Segunda Quaresma.